Instituto Trajetórias e Goiás confirmam 150 bolsas de estudo
- Instituto Trajetórias

- 13 de nov.
- 2 min de leitura

O Instituto Trajetórias e o Estado de Goiás assinaram, na quarta-feira, 12 de novembro, um termo de compromisso para viabilizar 150 bolsas de estudo de mestrado em universidades de excelência no exterior nos próximos cinco anos. Setenta e cinco bolsas serão destinadas ao público geral e outras 75, a servidores públicos.
Em outubro, já haviam sido assinados acordos de cooperação técnica com o Estado do Rio Grande do Sul e com a Prefeitura do Recife para 230 bolsas no mesmo período. No total, os benefícios somam mais de R$ 60 milhões.
O Rio Grande do Sul vai disponibilizar 150 bolsas ao público geral e 50 a servidores públicos. O Recife terá 30 bolsas para servidores públicos. Os detalhes serão divulgados nos editais, no início de 2026.
“A dimensão positiva mais óbvia da internacionalização é o investimento em cérebros, em capital humano que retorna para contribuir para o desenvolvimento do país, com mais inovação e mais pontes econômicas e culturais”, diz Leany Lemos, CEO do Instituto.
A assinatura do documento com o Estado de Goiás ocorre durante o lançamento do programa de internacionalização “Goiás pelo Mundo”, iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dentro do Goiás Social, que levará estudantes, pesquisadores e professores para qualificação, desenvolvimento e experiências profissionais no exterior.
“O Brasil precisa ter a ambição de internacionalizar seu capital humano. Os estados têm papel importante nessa missão, e Goiás quer mandar mais goianos para estudar nas principais universidades do mundo. Entendemos que os talentos goianos devem ter uma chance de aprender nos principais centros do mundo e trazer esse conhecimento de volta ao estado. É isso o que estamos fazendo”, afirma o secretário José Frederico Lyra Netto, da Secti.




Comentários