
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Transparência e respeito aos seus dados pessoais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE CONDIÇÕES PARA VISITAS AO SITE E ÀS REDES SOCIAIS DO INSTITUTO TRAJETÓRIAS
I. SOBRE O INSTITUTO TRAJETÓRIAS
1. O Instituto Trajetórias (o “Instituto”) é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é ampliar o acesso de talentos brasileiros a universidades de excelência no exterior, apoiando a formação de profissionais e líderes diversos e comprometidos com o desenvolvimento do Brasil.
2. A página www.institutotrajetorias.org.br pertence ao Instituto, organização da sociedade civil sediada em São Paulo, Capital, inscrita no CNPJ sob o nº [CNPJ].
3. As redes sociais do Instituto cumprem o mesmo objetivo institucional do site, em linguagem adequada às diversas plataformas adotadas pela entidade – YouTube, Linkedin e Instagram. Outras redes sociais e canais de comunicação poderão ser utilizados para cumprir suas finalidades sociais, aplicando-se, no que couber, esta Política.
II. ACEITE DA POLÍTICA E RESPONSABILIDADE PELO USO
4. Ao acessar e utilizar as páginas e redes sociais do Instituto, você concorda e aceita integralmente as disposições desta Política e se compromete a respeitar as leis brasileiras e manter comportamento ético. Você é o único responsável pelo uso que fizer da página e dos materiais por ela disponibilizados.
5. As páginas do Instituto não admitem a visita e/ou cadastro de crianças e adolescentes sem o consentimento de seus pais ou responsáveis legais
III. USO DE MATERIAIS E CONTEÚDO DISPONIBILIZADO NO SITE E REDES SOCIAIS
6. Você pode copiar e redistribuir o material e conteúdo disponibilizado pelo Instituto em seu site e redes sociais, sem autorização prévia, desde que (i) seja citada a fonte, incluindo o(a) autor(a) do texto ou da foto, quando for o caso, e (ii) seja mantida a integridade do material e conteúdo, sem distorcer o contexto em que foi produzido. É vedada a reprodução dos materiais para fins comerciais.
7. Nas redes sociais e espaços de interação virtuais do Instituto não são admitidos spams e comentários de teor comercial, discriminatório, atentatório e/ou ofensivo, bem como a veiculação de notícias falsas. Tais publicações serão apagadas sem aviso prévio e seus autores ou autoras ficarão sujeitos(as) à exclusão das discussões e da participação nas mesmas redes.
8. Pertencem ao Instituto: (i) todo e qualquer software, aplicativo ou funcionalidade empregado pelo Instituto referentes ao site; (ii) a identidade visual do site (incluindo o projeto de arte gráfico-visual de quaisquer de suas páginas); (iii) o nome empresarial, marca, nome de domínio, slogan ou expressão de propaganda ou qualquer sinal distintivo de sua titularidade inserido no site; e (iv) todo e qualquer conteúdo criado e produzido pelo Instituto, por si ou por terceiros, os quais não poderão ser usados, sob qualquer meio ou forma, pelos(as) Visitantes de modo distinto do disposto nesta Política.
IV. INFORMAÇÕES SOBRE DADOS PESSOAIS COLETADOS
9. O Instituto se compromete a manter a privacidade de seus dados, cumprindo a Constituição Brasileira, a Lei Geral de Proteção de Dados e as demais normas aplicáveis.
10. O Instituto somente utilizará seus dados pessoais na medida em que você consentir e voluntariamente os informar para as seguintes hipóteses:
a. Viabilizar a resposta aos(às) visitantes que contatarem o Instituto por meio de seu e-mail institucional disponibilizado no site;
b. Cadastrar-se na plataforma do Instituto - Bússola Trajetórias, para acessar conteúdos e ferramentas interativas de apoio na preparação para applications em programas de mestrado, bem como informações relacionadas a este assunto e às finalidades sociais do Instituto, em conformidade com os Termos e Condições de Uso da plataforma;
c. Inscrever-se em editais para bolsas de estudos de governos e/ou editais para crédito - Programa Talentos Globais.
11. Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site e, com o seu consentimento expresso ao clicar em Aceitar, também instalamos cookies destinados a melhorar sua experiência e coletar estatísticas de uso; se você clicar em Recusar, apenas os cookies estritamente necessários continuarão ativos.
12. O Instituto não se responsabiliza pelos cookies decorrentes do conteúdo externo que poderá ser acessado a partir de sua página. O fato de um link estar em uma de suas páginas não representa autorização, apoio ou afiliação com o referido site. É recomendável que você verifique a política de privacidade de cada site acessado.
V. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS COM TERCEIROS
13. O Instituto jamais divulgará seus dados pessoais a terceiros, não integrantes de seu corpo de colaboradores(as) ou prestadores(as) de serviços, para quaisquer fins, a não ser mediante expressa autorização ou por requisição de autoridade pública.
14. Os dados pessoais coletados por meio do site poderão ser armazenados em servidores localizados fora do Brasil, em razão da infraestrutura utilizada pelo Wix, a plataforma responsável pela hospedagem do site. Nesses casos, a transferência internacional de dados ocorrerá em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD), garantindo que sejam adotadas medidas de proteção adequadas.
VI. DIREITO DOS(AS) VISITANTES TITULARES DE DADOS PESSOAIS
15. Ao utilizar o Site e/ou redes sociais do Instituto e fornecer os seus dados pessoais, o Instituto assegurará os direitos previstos na legislação de proteção de dados aplicável, a saber:
a. Acesso aos dados pessoais: ter ciência das informações e dados pessoais tratados pelo Instituto no seu site;
b. Correção: solicitar a correção dos dados pessoais armazenados no site;
c. Solicitação de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais excessivos, desnecessários ou tratados em desconformidade com a LGPD: neste caso, o Instituto conduzirá uma análise para verificar o excesso ou qualquer desconformidade no tratamento de dados pessoais;
d. Revogação do consentimento: revogar o consentimento fornecido para algumas funcionalidades, por meio do opt-out;
e. Revisão das decisões automatizadas: solicitar a revisão de uma decisão exclusivamente automatizada e que afete os seus interesses.
16. Caso seja necessário, disponibilizamos o contato pelos canais indicados ao final desta Política para o exercício dos direitos aqui previstos.
VII. ARMAZENAMENTO E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
17. Seus dados serão mantidos pelo Instituto pelo estrito prazo necessário para o cumprimento das finalidades informadas acima, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas, defesa em processos administrativos ou judiciais ou requisição de autoridades competentes.
18. Todos os dados pessoais coletados serão excluídos quando o(a) Visitante assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para a finalidade que motivou seu tratamento pelo Instituto. O Instituto, no entanto, poderá manter quaisquer dados pessoais, mesmo após pedido de exclusão do(a) Visitante, quando existir qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos do Instituto. Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.
19. Os dados pessoais serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público. Nós nos esforçamos para proteger os dados pessoais que armazenamos, a partir de medidas como (i) adoção de um programa de governança e privacidade; (ii) criação de equipe responsável pela Proteção de Dados Pessoais e um Encarregado de Proteção de Dados; (iii) adição dos princípios de “Privacy by Design” e “Privacy by Default” durante a execução das atividades; (iv) criação de políticas de confidencialidade com seus colaboradores, (v) restrições de acesso aos dados baseado nos princípios “need-to-know” e “least privilege”, dentre outras. Apesar disso, infelizmente não podemos garantir total segurança. Falhas de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos.
20. Além de adotar boas práticas de segurança em relação a seus dados pessoais, estamos à disposição para ajudá-lo caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais. Nesse caso, por favor entre em contato conosco através do e-mail indicado ao final desta Política.
VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS
21. Esta Política foi publicada em 22/08/2025 e poderá ser alterada a qualquer tempo. As alterações serão divulgadas neste mesmo espaço.
22. Para obter acesso, solicitar correções, atualizações ou exercer quaisquer direitos relativos aos seus dados pessoais, envie um e-mail para: comunicacao@institutotrajetorias.org.br.
23. O Instituto poderá realizar alterações no conteúdo das páginas, a qualquer tempo, sem prévio aviso. Caso você tenha dúvidas sobre o conteúdo disponibilizado, poderá reportá-la pelos canais de contato institucional do Instituto.
24. A tolerância quanto ao eventual descumprimento de quaisquer das disposições desta Política por qualquer Visitante não constituirá renúncia ao direito de exigir o cumprimento da obrigação, nem perdão, nem alteração do que consta aqui previsto.
25. As eventuais controvérsias decorrentes da aplicação desta Política serão resolvidas, preferencialmente, por solução consensual e, não sendo possível, ficará eleito o Foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir os litígios.