Instituto Trajetórias e Rio Grande do Sul: entenda parceria para bolsas de estudos
- Instituto Trajetórias

- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan.

O Instituto Trajetórias e o Estado do Rio Grande do Sul assinaram um acordo de cooperação técnica para viabilizar 200 bolsas de estudos de mestrado para talentos gaúchos nos próximos cinco anos (a partir de 2026).
Serão:
150 bolsas para público geral
50 para servidores públicos
O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a assinar um acordo para bolsas de estudo com o Instituto Trajetórias. Os primeiros editais devem ser lançados a partir de fevereiro.
“Consideramos muito importante esse processo de internacionalização para colocar o nosso capital humano em sintonia com o que está acontecendo no mundo”, disse o governador Eduardo Leite.
O que diz o acordo
Com relação às bolsas para público geral, o acordo Instituto Trajetórias e Rio Grande do Sul prevê beneficiar 150 candidatos em cinco anos em áreas como:
Governança climática e gestão de riscos;
Educação, capacitação e conscientização;
Soluções baseadas na natureza e planejamento sustentável;
Monitoramento, previsão e mapeamento de riscos;
Pesquisa, inovação e tecnologias climáticas;
STEM
Políticas públicas,
Clima e sustentabilidade,
Saúde
Gestão da educação
No caso de servidores públicos estaduais, haverá licença remunerada. A iniciativa é inédita. Os detalhes estarão nos editais.
O acordo destaca que os benefícios em relação à internacionalização estão vinculados a mais inovação, inserção em redes de pesquisa e conhecimento de ponta e trocas interculturais.
O modelo do Instituto Trajetórias
Em dois meses, entre outubro e dezembro de 2025, o Instituto assinou acordos de cooperação para mais de 540 bolsas de estudo para talentos brasileiros nos próximos cinco anos. O modelo conta com apoio de Estados, municípios, da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e de universidades internacionais.
Além de viabilizar as bolsas de estudos junto a Estados e municípios, o Instituto Trajetórias negocia descontos em tuition fees de universidades internacionais de excelência e crédito estudantil com melhores condições que o mercado, que serão concedidas via parceiro bancário.
Com a combinação flexível de apoio financeiro, o Instituto permite que cada estudante construa a solução financeira mais adequada ao seu perfil.
Quando os editais para bolsas e financiamento viabilizados pelo Instituto Trajetórias forem publicados, os candidatos deverão submeter a inscrição ao instituto, seguindo os procedimentos estabelecidos.
Quem tiver uma vaga para estudos de pós-graduação nas universidades parceiras e for selecionado pelo Instituto Trajetórias e pelos parceiros nacionais será elegível para bolsa ou financiamento.
Os recursos são repassados diretamente aos estudantes, que devem comprovar o uso conforme as regras a serem divulgadas no edital.
Para saber mais, consulte nossa página com os acordos assinados pelo Instituto Trajetórias.
Acompanhamos a sua trajetória
Para se candidatar à bolsa, os estudantes brasileiros devem inicialmente seguir os procedimentos normais de candidatura da universidade escolhida, atendendo a todos os requisitos de admissão.
Você pode encontrar os links dos sites das universidades nas notícias que divulgamos aqui no site.
O Instituto Trajetórias tem o objetivo de acompanhar toda a jornada do estudante, desde a preparação para estudar fora até o retorno ao mercado de trabalho brasileiro.
Na Bússola Trajetórias, nossa plataforma aberta e gratuita, você encontra checklists, dicas para essays, vídeos com representantes de universidades e outras informações relevantes sobre a candidatura.



Comentários