Instituto Trajetórias e Rio Grande do Sul lançam edital para bolsas de mestrado no exterior
- Instituto Trajetórias

- há 9 horas
- 2 min de leitura

A FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e o Instituto Trajetórias lançaram, na quinta-feira, 12 de fevereiro, o edital do Programa Talentos Globais Rio Grande do Sul - Trajetórias.
As candidaturas do edital Rio Grande do Sul e Instituto Trajetórias podem ser feitas de 13 de março a 08 de abril de 2026. Toda a documentação deve ser enviada online. Os resultados preliminares devem ser divulgados até 29 de abril.
O objetivo do programa é ampliar a presença de talentos brasileiros nos programas de mestrado em universidades de excelência no exterior.
Neste ano, serão selecionados até 20 candidatos do Rio Grande do Sul. Os aprovados no Programa Talentos Globais vão receber bolsas de estudo no valor mensal de R$ 9.200, auxílio-instalação de R$ 55.000 em parcela única e descontos em universidades conveniadas.
Entre outros critérios, podem se candidatar quem:
Completou a graduação até a data de publicação do edital
Já começou o processo de candidatura (application) ou recebeu a carta de aceite/admissão em um programa de mestrado presencial em universidade internacional de excelência
Tem vínculo direto com o estado do Rio Grande do Sul, comprovado por documento de residência emitido nos últimos 90 dias antes da data de candidatura
Apresentar carta de motivação, justificativa de alinhamento da candidatura às áreas temáticas prioritárias e plano de atividade
Manter compromisso de retorno para aplicação do conhecimento adquirido
Mais informações podem ser obtidas no link.
Mais bolsas para talentos brasileiros
O Instituto Trajetórias já fechou parcerias com Estados, municípios e com a Enap para viabilizar mais de 540 bolsas de estudo nos próximos cinco anos. Também já confirmou descontos a partir de 15% nas tuition and fees de 11 universidades e escolas reconhecidas internacionalmente, incluindo Yale University, Imperial College London, LSE, Polytechnique de Paris e Monash.



Comentários