top of page

Instituto Trajetórias e Recife: entenda a parceria para mestrados de servidores

  • Foto do escritor: Instituto Trajetórias
    Instituto Trajetórias
  • 15 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jan.

Instituto Trajetórias e Recife

O Instituto Trajetórias e a Prefeitura do Recife assinaram um acordo de cooperação técnica para viabilizar a ida de 43 servidores públicos municipais para mestrados em universidades e programas de excelência no exterior nos próximos cinco anos (a partir de 2026).


Os primeiros editais devem ser lançados a partir de fevereiro.


"É muito importante formar pessoas para garantir a longevidade das políticas públicas e a modernização da máquina pública", disse o prefeito João Campos.


O que diz o acordo


O acordo entre Instituto Trajetórias e Recife prevê beneficiar 43 candidatos em cinco anos em áreas consideradas prioritárias para o município. A iniciativa é inédita.


Os servidores públicos municipais terão licença remunerada. Os detalhes estarão nos editais, que devem ser publicados a partir de fevereiro.



O modelo do Instituto Trajetórias


Em dois meses, entre outubro e dezembro de 2025, o Instituto assinou acordos de cooperação para mais de 540 bolsas de estudo para talentos brasileiros nos próximos cinco anos. O modelo conta com apoio de Estados, municípios, da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e de universidades internacionais.


Além de viabilizar bolsas de estudos junto a Estados e municípios, o Instituto Trajetórias negocia descontos em tuition fees de universidades internacionais de excelência e crédito estudantil com melhores condições que o mercado, que serão concedidas via parceiro bancário.


Com a combinação flexível de apoio financeiro, o Instituto permite que cada estudante construa a solução financeira mais adequada ao seu perfil.


Quando os editais para bolsas e financiamento viabilizados pelo Instituto Trajetórias forem publicados, os candidatos deverão submeter sua inscrição, seguindo os procedimentos estabelecidos.


Quem tiver uma vaga para estudos de mestrado nas universidades parceiras e for selecionado pelo Instituto Trajetórias e pelos parceiros nacionais será elegível para bolsa ou financiamento.


Para saber mais, consulte nossa página com os acordos assinados pelo Instituto Trajetórias.


Acompanhamos a sua trajetória


Para se candidatar à bolsa, os estudantes brasileiros devem inicialmente seguir os procedimentos normais de candidatura da universidade escolhida, atendendo a todos os requisitos de admissão. Você pode encontrar os links dos sites das universidades nas notícias que divulgamos aqui no site.


O Instituto Trajetórias tem o objetivo de acompanhar toda a jornada do estudante, desde a preparação para estudar fora até o retorno ao mercado de trabalho brasileiro.


Na Bússola Trajetórias, nossa plataforma aberta e gratuita, você encontra checklists, dicas para essays, vídeos com representantes de universidades e outras informações relevantes sobre a candidatura.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page