Enap e Instituto Trajetórias lançam edital de mestrado no exterior para servidores públicos federais
- Instituto Trajetórias

- há 4 horas
- 2 min de leitura

A Enap - Escola Nacional de Administração Pública e o Instituto Trajetórias lançaram, na sexta-feira, 13 de fevereiro, o edital do Programa Trajetórias - Internacionalização de Servidores Públicos Federais.
As candidaturas podem ser feitas até 13 de março de 2026. Toda a documentação deve ser enviada online. Os resultados preliminares devem ser divulgados até 27 de abril.
O objetivo do programa é ampliar a presença de talentos brasileiros nos programas de mestrado em universidades de excelência no exterior.
Neste ano, serão selecionados até 20 servidores públicos federais.
Os aprovados estarão aptos a realizarem cursos presenciais de pós-graduação stricto sensu (mestrado) em instituições internacionais de excelência, no âmbito do Programa Trajetórias, facilitando o processo de concessão de licenças remuneradas no órgão de origem e acesso a bolsas parciais (descontos) em universidades conveniadas.
Entre outros critérios, o edital Enap e Instituto Trajetórias podem se candidatar servidores que:
Têm diploma de graduação reconhecido no Brasil e estão em cargo efetivo, em exercício em órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional.
Tenham iniciado processo de candidatura (application) ou possuam carta de aceite/admissão de um programa de mestrado de universidades internacionais que figurem entre as 100 primeiras posições nos rankings internacionais QS World University Rankings ou Times Higher Education, em classificação geral ou por programa e área específica ou que mantenham parceria acadêmica reconhecida no âmbito do Programa Trajetórias.
Não estejam em estágio probatório e tenham compromisso de retorno e aplicação do conhecimento adquirido, de forma a contribuir para a melhoria da gestão pública e o fortalecimento institucional do órgão ou entidade a que estiver vinculado.
Serão priorizadas candidaturas em programas presenciais de pós-graduação nas seguintes áreas temáticas prioritárias:
Transição Energética, Clima e Sustentabilidade;
Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Governo Digital;
Educação;
Planejamento, orçamento e finanças;
Políticas Públicas, Avaliação e Economia do Setor Público;
Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Política Industrial;
Infraestrutura, Mobilidade e Planejamento Territorial;
Saúde Pública, Sistemas de Saúde e Inovação em Saúde; e
Relações Internacionais, Comércio, Cooperação e Governança Global.
Mais informações podem ser obtidas neste link.
Mais bolsas para talentos brasileiros
O Instituto Trajetórias já fechou parcerias com Estados, municípios e com a Enap para viabilizar mais de 540 bolsas de estudo nos próximos cinco anos. Também já confirmou descontos a partir de 15% nas tuition and fees de 11 universidades e escolas reconhecidas internacionalmente, incluindo Yale University, Imperial College London, LSE, Polytechnique de Paris e Monash.



Comentários